17 de janeiro de 2012

Aula 2 - molde

A cor neon estará em força na próxima estação... e como nas lojas ainda não se encontra muita coisa, decidi criar a minha própria saia... gostei muito deste modelo, mas segundo a minha avó este seria um pouco complexo para ser o meu primeiro...

Fazer este efeito armado não é fácil, por isso vou optar por modelar uma saia em godé com franzido na cinta... assim dará um pouco de volume, mas não tanto como o da foto... será mais ou menos isto:

Para dar um ar mais moderno vou fazer com um cinto bem alto!

Modelar uma saia em godé é extremamente fácil (não fazia ideia que seria tão simples!)... vou mostrar aqui passo a passo:

1º Tirar as medidas:
Deves medir a cintura e a altura que pretendes (a cinta é medida um pouco abaixo do umbigo) e altura é medida a partir da cintura

2º Modelar: (existem várias formar de modelar uma saia godé, eu comecei pelo godé simples)
Este desenho representa a parte da frente da saia, por isso deves cortar duas partes iguais a esta....
A distância entre D e E vai influenciar na quantidade de pregas que serão feitas na cintura, por isso se pretenderes muitas pregas deves aumentar esta medida... a minha foi assim: 
A distância medida entre D e E corresponde a metade do valor medido na cinta (ex: eu tenho 66cm de cintura, dividindo por 2 fica 33cm. Logo, a distância entre D e E deve ser 33cm )
Partindo do ponto E medimos o comprimento da saia, deixando entre 2 a 3cm para a bainha (ex: eu quero uma saia com 40cm, logo 40+3=43cm. A medida entre E e C será 43cm)

 3º Os pontos principais estão marcados... agora deves marcar os pontos que vão auxiliar no corte... os pontos devem ser unidos dando uma forma arredondada... Por isso a distância entre A e C deve ser repetida partindo do ponto A, marcando os pontos 1, 2 e 3
4º Agora todos os pontos devem ser unidos... deves fazer o mesmo na zona da cintura (repetindo a distância em A e E até ao ponto D)
O molde está pronto para cortar!... Eu como tive a ajuda da minha avó fiz directamente no tecido, mas para quem não tem prática pode fazer o molde num pedaço de papel e depois marcar no tecido... assim não há erros!

Próxima aula: Corte

1 comentário: