21 de agosto de 2012

Pousada do Porto, Palácio do Freixo

O feriado de 15 de Agosto foi passado assim... num ambiente calmo com vista para o Douro...


"Edificado por volta de 1742, o Palácio do Freixo – importante monumento da cidade do Porto - é um dos mais belos exemplares do barroco civil português.

Com projecto da autoria do conhecido Arquitecto Nasoni, este Palácio emblemático foi mandado erigir pelo Deão da Sé do Porto, D. Jerónimo de Távora e Noronha - Senhor abastado de Entre Douro e Minho, e responsável pela vinda do famoso arquitecto italiano para a cidade do Porto.

Em 1850 é vendido a António Afonso Velado, rico comerciante do burgo, nobilitado em 1865 pelo rei D. Luís – Barão e Visconde do Freixo, passando a constituir a sua residência particular.
Mais tarde, o edifício e jardins foram vendidos à Companhia Harmonia que ai instalou uma fábrica de moagem, ampliada entre as décadas de 50 e 60.
 
Foi classificado Monumento Nacional em 1910 e, em 1986, o Estado adquiriu o Palácio às Moagens Harmonia para aí instalar um centro de formação profissional.

O Palácio é cedido pela Câmara municipal do Porto ao Grupo Pestana, para a construção da maior Pousada de Portugal – a Pousada do Freixo.

No edifício principal da Pousada – o antigo Palácio – situam-se o restaurante, bar e salas de estar. A Pousada do Freixo é constituída por dois edifícios: o edifício do Palácio – onde se situa o restaurante, bar, salas de estar e salas de reuniões que se encontra ligado ao edifício da antiga Fábrica de Moagens Harmonia, onde actualmente se situam 88 quartos com magnifica vista sobre o rio."

1 comentário: